O tópico da economia de eletricidade excita muitos. As pessoas continuam a procurar todas as maneiras conhecidas (e ainda desconhecidas) de como fazê -lo com mais eficiência. Hoje compartilharemos maneiras eficazes.
Obviamente, alguns desses métodos são óbvios e muitos os usam há muito tempo, mas, no entanto, as informações resultantes obtidas e presentes na forma de pequenas instruções para o consumo cuidadoso de eletricidade.
Método 1. Realmente precisamos de tanta luz?

Todas as estatísticas de conhecimento afirmam que 14% de toda a eletricidade gerada é gasta na iluminação. Mas sempre usamos essa quantidade incrível de energia adicional sem danos a nós mesmos? Como aprender a fazer isso certo?
Essas dicas simples podem ajudá -lo com isso:
- Use a luz elétrica o máximo possível. Não pedimos que você retorne em tempos primitivos, quando as pessoas têm apenas um estilo de vida diurno (embora isso seja indubitavelmente útil para nossa saúde: os médicos provaram que um estilo de vida noturno ativo e iluminação artificial são fadiga crônica, depressão e exacerbação de doenças crônicas).
- Não se esqueça que o grau de iluminação da sala é afetado pela quantidade de dispositivos de iluminação contaminados. É claro que o Plafon na cozinha, que não foi lavado por vários meses, será coberto com uma camada de poeira e gordura e será muito ruim passar pela luz. E dispositivos de iluminação pura iluminam significativamente a sala, o que significa que você pode usar lâmpadas.
- Não se esqueça das janelas limpas. A luz natural e a luz solar não apenas adiarão o tempo para ligar os dispositivos de iluminação, mas também aquecer seu quarto na estação fria.
- Ele pode ser usado ao acender a sala, por exemplo, iluminação combinada: não acenda todas as lâmpadas no lustre ao mesmo tempo ou ligue em combinação: uma lâmpada de mesa (lâmpada de piso) e 1-2 lâmpadas de um lustre.
- Os dispositivos modernos de economia de energia podem ajudar na economia da eletricidade: dimmers (reguladores de luz rotativa que alteram suavemente o nível da luz), sensores de movimento, relés de impulso, interruptores digitais. Um sistema de desligamento automático construído funciona com muita eficácia na entrada.
- Utilizamos luzes de salvamento de energia (fluorescente compacto, LEDs).
- E muito simples - desligue a luz quando você sai da sala (na verdade, isso é provavelmente o mais difícil - em muitas casas, há uma "guerra" constante, porque todo mundo esquece de desligar a luz).
Um pouco sobre as vantagens das lâmpadas de salvamento de energia:
- Um consumo de eletricidade mais eficaz (quando comparado com a energia incandescente que consomem energia 4-5 vezes menos).
- Grande saída de luz: uma lâmpada que salva energia com capacidade de 12 W em termos de intensidade da luz é aproximadamente igual a 60 watts de uma lâmpada incandescente comum.
- Ele não emita energia térmica em grandes quantidades (essa propriedade pode ser usada em pequenos dispositivos de iluminação) e distribui a luz de maneira mais uniforme e suave (a lâmpada usual não é superior a 10% da energia consumida em luz e a restante em térmicas).
- A vida útil das lâmpadas que salvam energia, em regra, é mais longa. Embora nem sempre corresponda à vida útil do fabricante declarado.
É verdade que o último às vezes se deve ao fato de não usarmos corretamente alguns tipos de lâmpadas que salvam energia. Na maioria das vezes, eles queimam em lugares onde são usados por um curto período de tempo e onde o modo é frequentemente alterado: "LIGADO" - "OFF".

Se você fizer uma substituição em fases de lâmpadas, é melhor começar com salas onde as lâmpadas funcionam por um longo tempo. Além disso, pula de tensão frequente na rede elétrica, alta ou, inversamente, temperatura muito baixa, afetam muito o período de trabalho. Deve -se ter em mente que algumas lâmpadas que salvam energia (fluorescentes) não podem ser usadas em dispositivos com o ajuste do brilho da iluminação.
Com o tempo, todos precisamos mudar completamente para as lâmpadas de salvador de energia, uma vez que a lei sobre conservação de energia afirma que as lâmpadas incandescentes serão completamente removidas da circulação e substituídas por fontes de luz mais econômicas. Portanto, é melhor começar a fazer isso com antecedência, porque a substituição imediatamente de todas as lâmpadas é bastante colocada.
A desvantagem indiscutível das lâmpadas que economizam energia ainda é de alto custo (embora agora elas já sejam muito mais baratas do que, digamos, há 3-4 anos), nem sempre de boa qualidade e que, infelizmente, não temos pontos para a recepção de lâmpadas (e essas economias são muito perigosas para nós e ecologia).
Bem, se você não puder substituir lâmpadas comuns de economia de energia, use pelo menos lâmpadas menores.
Método 2. Medidores multi -tarifa
A questão do uso de medidores multi -tarifas, é claro, não é inequívoca. Mas se levarmos em consideração que alguns eletrodomésticos domésticos trabalham o tempo todo (geladeira) ou quase constantemente no modo "adormecido" (TV, computadores) e, em seguida, levando em consideração seu trabalho à noite, ainda pode ser benéfico não apenas para os fãs de trabalhar à noite.
Além disso, os modernos medidores multi -tarifas levam em consideração a eletricidade muito mais precisamente do que a indução.
Método 3. Economia útil
Primeiro de tudo, vamos pensar se usamos corretamente os eletrodomésticos?
O resultado desses pensamentos para muitos de nós será decepcionante. Já foi comprovado por especialistas que muitas vezes os eletrodomésticos consomem muito mais eletricidade do que precisam para operação normal.
Como já descobrimos, muitos eletrodomésticos domésticos (microondas, televisões, fonte de alimentação, equipamentos de áudio e vídeo, aquecedores de água, computadores, ar condicionado e uma dúzia de outros dispositivos) consomem eletricidade não apenas em condições de trabalho, mas também no modo "esperando" ou, como costumamos dizer, no modo "adormecido".
Cada um desses dispositivos consome muita eletricidade. Mas se você resumir o consumo de todos os dispositivos que funcionam no modo "adormecido" em nossos apartamentos, não são obtidas pequenas quantidades para pagamento em contas.
Assim, por exemplo, o horário de trabalho no modo "espera" para a média da TV é de 19 horas, para o microondas a 23,8 horas, para um discurso compacto a 23 horas por dia.
Como resultado, isso representa 5 a 10% do consumo total de eletricidade no apartamento.
E qual é a saída? E a saída é muito simples. Sempre desligue os dispositivos da tomada que não são usados.
Método 4. Milagres da tecnologia

Obviamente para todos: você não pode economizar muito com uma geladeira ou TV antiga. Os eletrodomésticos produzidos 15 a 20 anos atrás consumem eletricidade 2 vezes mais.
Uma saída dessa situação: comprar eletrodomésticos modernos -Eficiente em termos domésticos. Como descobrir como isso é eficiente em termos de energia ou aquele dispositivo?
Para fazer isso, estudar cuidadosamente o rótulo de eficiência energética, que deve estar em eletrodomésticos. Possui sinais de carta de uma (a classe mais alta de eficiência energética) a G (a mais baixa).
Nos dispositivos modernos, o consumo de eletricidade, mesmo no modo "espera", é muito menor do que em modelos desatualizados.
Como um exemplo indicativo de tecnologia eficiente de energia, por exemplo, lavadoras de louça "inteligentes" ou máquinas de lavar, que medem automaticamente detergentes, consumo de água, escolhem o regime desejado. Segundo especialistas, esses dispositivos consomem 44% menos energia e 62% da água do que os modelos desatualizados do final dos anos 90.
Não vale a pena convencer as vantagens da tecnologia moderna. Mas e se não todos puderem substituir os antigos eletrodomésticos por um novo (geralmente caro)? Como posso reduzir os custos de eletricidade neste caso?
Método 5. Usamos o que temos
Geladeira
Como usar a geladeira, provavelmente todo mundo sabe. Mas, no entanto, continuamos teimosamente a colocá -lo ao lado das baterias, fogão ou perto da parede do lado ensolarado.
Mas é óbvio que, aquecida de fontes de calor próximas, a geladeira para um trabalho eficaz consumirá mais eletricidade.
Além disso, é desejável que, na sala onde a geladeira esteja, não esteja quente (cerca de 18 a 20 graus), a geladeira deva ser descongelada e liberada regularmente do gelo, verifique sua tensão (vedação nas portas da geladeira), não coloque perto da parede para melhorar a circulação do ar.
Além disso, você não deve comprar uma geladeira grande apenas porque está na moda ou é a mesma com um vizinho na cozinha (prossiga do número de membros da sua família e de suas necessidades). Quanto maior a geladeira, mais consome energia.
Aspirador de pó
Para a operação normal de um aspirador de pó com menos consumo de eletricidade, ele deve ser limpo regularmente de poeira acumulada (suja consome 15 a 20% a mais) e leve em consideração que ele usa a eletricidade mais ao ligar e desligar (se você aspirar a pequena sala, tente não desligar com muita frequência).
Fogão elétrico
Um fogão elétrico consome muita eletricidade. Como posso reduzir os custos de eletricidade neste caso:
- Não aqueça o forno com antecedência, se isso não for fornecido para uma receita para cozinhar um prato.
- Use o calor residual da lareira (desligando 5 a 10 minutos antes do final do cozimento).
- Feche os vasos com tampas.
- Não use excesso de água ao cozinhar vegetais e ovos.
- Use bons pratos com um fundo liso e o tamanho do queimador.
- Use as cozinheiras de pressão.
- Use uma chaleira elétrica (consome menos eletricidade do que um fogão elétrico), enquanto compra uma chaleira elétrica suficiente para toda a família e despeje tanta água quanto você usa de cada vez.
- Use um forno de microondas e torradeiras, nas quais você pode cozinhar um prato igualmente saboroso e crocante em apenas alguns minutos do que no forno. Mas isso é muito mais rápido e, portanto, é mais econômico.
Máquina de lavar
A máquina de lavar gasta até 15% da eletricidade em casa. Use todas as possibilidades de consumo econômico de eletricidade, que são previstas pelas instruções para sua máquina de lavar:
- Modos de lavagem rápida e econômica.
- Carga completa, mas sem sobrecarga (a carga excessiva aumenta o consumo de eletricidade para 10%).
- A temperatura mais baixa (nem sempre deve ser lavada em alta temperatura).
- Modo de operação selecionado corretamente da máquina.
Ferro
- Aqui você também pode usar o princípio do calor residual, ou seja, desligue o ferro 5 a 10 minutos antes do final da ferro.
- Não seque linho: para acariciá -lo, você terá que gastar mais tempo e, portanto, usar mais eletricidade.
- Linho inesperado também exigirá consumo adicional de eletricidade.
- Use ferros com uma função de desligamento automático.
- Use corretamente os modos para passar os diferentes tipos de tecido.
Ar condicionado
- Defina a temperatura suficiente para resfriar a sala corretamente.
- Antes de ligar, verifique se todas as janelas e portas estão fechadas.
- Ao comprar um ar condicionado, concentre -se no tamanho da sala e no número de pessoas que estarão nela. O dispositivo, projetado para uma grande área, simplesmente "comerá" eletricidade sem nenhum benefício.
- Limpe regularmente os ventiladores e filtros.
Computadores
Quase todo mundo tem computadores hoje e nem mesmo na família. E é claro que isso aumenta significativamente os custos de eletricidade.
O que podemos fazer?
- Reduza o brilho do monitor (isso afeta o consumo de energia).
- Desligue o computador se não o usar por muito tempo.
- Ligue todos os dispositivos periféricos (scanners, impressoras, modems) através do filtro de rede e sempre o desligue quando esses dispositivos não funcionam.
- Se possível, use monitores cristalinos líquidos.
- Use um laptop com mais frequência (ele "come" menos energia do que um computador estacionário).
Aquecedores
O frio na rua e em casa nos faz pegar os aquecedores das despensas. Não há calor na casa? O que fazer? Furify e reluta -se em ficar doente. Portanto, você deve incluir eletricidade "Eater" - aquecedores.
Para reduzir de alguma forma o tempo de uso do aquecedor, você precisa isolar tudo o que é possível: janelas, paredes, pisos e assim por diante. Obviamente, janelas de plástico fazem bem essa tarefa. Bem, se as janelas forem comuns, tente fechar todas as rachaduras e rachaduras nos quadros da janela. É através deles que até 50% de calor desaparece. O mesmo deve ser feito com as portas da frente.
E se o aquecimento central já estiver ligado, mas ainda está frio?
Pode haver muitas razões. Mas, em alguns casos, a simples lavagem de baterias velhas, substituindo ou aumentando sua transferência de calor devido ao aumento de seções adicionais.
Bem, tente usar os aquecedores, se possível, para não usar, eles são muito "vorazes".
Além disso, como uma opção de uma fonte de calor adicional no apartamento, você pode considerar um trilho de toalha aquecido, conectado ao suprimento de água quente.
Interessante sobre o mesmo

Existe um dispositivo muito útil. É chamado de "Wattmeter doméstico".
Por que é necessário? Isso ajudará a economizar eletricidade. Com a ajuda deste pequeno dispositivo, você pode aprender muitas coisas interessantes sobre o trabalho de seus eletrodomésticos e geralmente sobre o gasto de eletricidade na casa.
Por exemplo:
- Quanto você paga em excesso por um computador que não desativa o dia todo?
- Quanta eletricidade sua geladeira consome e é hora de alterá -la para uma nova?
- Quanta eletricidade é consumida quando você lava a louça na máquina de lavar louça, lavar a roupa, acariciar ou secar o cabelo?
- Quanta energia sua TV consome no estado off?
Você receberá uma resposta para todas essas perguntas e muitas outras pessoas, e também descobrirá quanta eletricidade foi gasta sem benefício e o que você realmente pode economizar.
Obviamente, economizar eletricidade não é tão difícil. O principal obstáculo, provavelmente, consiste em nós mesmos. Assim que percebermos que não desperdiçar eletricidade em vão é lucrativo, antes de tudo, para nós - teremos sucesso.